Bolinhos de Feijão Doce Japoneses

Iguaria_Duas-Versoes-dos-Bolinhos

Aqui vai mais outro Omiyage (presente formal japonês) interessante, neste caso temos um tipo de bolo muito comum no Japão, chamado de Manju, existem claro diversas variedades e tipos, mas os mais comuns são este tipo com um bolo de esponja por fora com um interior de pasta de feijão azuki (feijão doce japones), o que muda mais é o formato que é dado, muitas vezes para sitios, simbolos ou celebrações.

Iguaria_Senso-Ji_Manju

Estes são feitos no templo Senso-Ji no distrito de Asakusa em Tokyo, provavelmente um dos lugares mais turisticos de Tokyo devido ao complexo de templos, lojas, restaurantes tudo num espaço tão pequeno, dai os desenhos como podem ver é do pagode do templo de Senso-Ji e de uma laterna tradicional.

Iguaria_Bolinhos-de-Feijao-Doce-de-SensoJi-Tokyo

Os ingredientes são simples: O exterior é de bolo de esponja com ovos, açúcar, farinha e pouco mais e o interior é com pasta de feijão doce azuki, eu trouxe as duas versões que eles produzem uma com a pasta de feijão mais suave sem a casca do feijão e outra versão com a parte de feijão mais rustica com a casca, eles também vendem as mesmas versões mas frescas acabadas de fazer (que tem um prazo de uns 2 dias) e vendem esta versão para omiyage que tem 2 meses de validade, são os mesmos ingredientes, apenas um é produzido ali em céu aberto e o outro é produzido num ambiente mais esteril e os bolinhos são embrulhados em vacuo.

Iguaria_Versao-Suave-e-Rustica

Iguaria_Bolinhos-Bem-Embrulhados

Vamos então aos bolinhos em si, o pacote vermelho é a versão com feijão mais grosso com casca, o bolo em si é mole e esponjoso, ligeiramente baunilhado, o creme é mesmo um pouco mais rústico com pedaços de feijão e casca, como se tivesse sido mal misturado, não deixa de ser equilibrado, não muito doce e bem delicioso, combinão bem juntos.

Iguaria_Versao-com-Feijao-Rustico

Agora a versão no pacote branco tem um creme de feijão suave, bem em termos de sabor é muito similar ao rústico, apenas super suave quase como um creme o que ajuda ao sabor da baunilha vir ao de cima, o que torna todo o bolo ligeiramente mais doce que a versão rústica, perde em textura mas ganha em doçura, não deixa de ser delicioso.

Iguaria_Versao-com-Feijao-Suave

Também enquanto estava por lá comi a versão fresca de feijão suave, bem como o bolo ainda estava quente, o exterior era ligeiramente estaladiço e o interior super fofo e suave, com o creme pouco doce, parece que o sabor do bolo vem ainda mais ao de cima que o creme de feijão que quase derretia na boa, fantástico!

Então a minha opinião dos Senso-Ji Manju? São deliciosos, eu diria que se já tens um gosto por feijão doce azuki então este é um dos clássicos, eu prefiro a versão mais suave mas só ligeiramente e sim acabadinhos de fazer são sempre melhores, se fores ao Japão tens de experimentar uns!

Source: iguaria

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *