Campbells Shortbread

iguaria-bolachas-shortbread-escocesas

Aqui vai um biscoito bem tradicional Escocês, o chamado Shortbread é um biscoito básico feito de manteiga, farinha e açúcar, normalmente na proporção de 1 parte açúcar, 2 partes manteiga e 3 partes farinha e cozinhado numa temperatura baixa de forma a não torrar o biscoito e a torna-lo um pouco mais duro (acaba por perder mais humidade) foi popularizado na Escócia pela Maria Rainha dos Escoceses no século 16.

iguaria-legenda-bolachas-shortbread

A par da Walkers a Campbells também cria biscoitos comerciais o mais parecido possível com os biscoitos originais, veja-se os ingredientes: Farinha de Trigo, Manteiga (30%), Açúcar, Farinha de Milho, Natas em Pó, Sal e Bicarbonato de Sódio. Nada a apontar, sem contar com a farinha de milho e natas em pó que podem estar aqui para ajudar no sabor e textura, o resto são os ingredientes tradicionais de um Shortbread.

iguaria-ingredientes-bolachas-shortbread

Vamos então aos biscoitos, esta lata trás tanto os formatos tradicionais redondos e palitos grossos, como também algumas variações como formato de flor ou retângulo, de qualquer forma sabem todos ao mesmo e devo dizer que em termos de sensação na boca os formatos tradicionais redondos e palito grosso são os fazem mais sentido e parecem ter um pouco mais quantidade de biscoito que os outros formatos 🙂

iguaria-campbells-all-butter-shortbread

Os biscoitos em si… o que dizer… são estaladiços por fora com uma textura a esfarelar por dentro, com um cheiro forte a manteiga doce e um sabor bem rico a manteiga, desmancha-se facilmente na boca mas o sabor não deixa de ser equilibrado e pouco doce, a maior parte da doçura vem da gordura e não de açúcar, o que ajuda a criar um biscoito super saboroso e nem assim tanto enjoativo.

iguaria-bolacha-manteiga-shortbread

iguaria-interior-bolacha-de-manteiga

O que acho? Bem gostam de manteiga? Gostam de Biscoitos? Então vão adorar estes shortbread escoceses, são basicamente manteiga solidificada em forma de um biscoito, são deliciosos e praticamente impossível comer só um, estão mais do que aprovados e mostram que não é preciso usar aditivos alimentares para criar um produto tradicional de forma industrial.

Source: iguaria

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *