Como Fazer Canapés e Acepipes

iguaria-diferentes-tipos-de-acepipes-entradas

Canapés, Acepipes, Mini Sandes, são o género de comida que podes encontrar em cocktails, pequenas festas ou chá das cinco, não existe nada de complicado nestas sandes, podes fazer uma sandes de queijo e fiambre cortar em 4 partes e já tens um canapé simples, o importante então é criar sabores que complementem e que as sandes tenham uma deliciosa apresentação, então quais os pontos importantes para fazer um prato delicioso de canapés?

iguaria-mini-sandes-pepino

Um Pão Bom – Claro que podes fazer com outros produtos que pão, mas o mais simples é arranjar um pão bom para este género de sandes o habitual é pão de forma, mas não tens de ficar por ai, podes sempre torrar o pão, ou escolher um tipo de pão que combine bem com os recheios que tenhas em mente.

iguaria-queijo-creme-com-ervas

Cremes e Condimentos – Para um canapé é boa ideia barrar o interior com algum tipo de creme ou condimento, isto vai ajudar no sabor, na textura mas também á sandes pelo seu tamanho manter melhor a sua forma, experimenta com diferentes tipos que complementem com o restante recheio.

iguaria-canape-com-queijo-creme-cenura

Adiciona sempre Vegetais – Quase uma obrigatoriedade de um canapé é usar vegetais tanto no recheio como na decoração, tanto cru como cozido, ao usar pepino, alface, pickles vais dar uma textura estaladiça, adicionar cenoura cozida vais dar doçura, se adicionares

iguaria-canape-com-pasta-de-sardinha

Uma Proteína vai sempre Bem – Não é sempre necessário, mas uma proteína como ovo, atum, fiambre, queijo ajuda a sandes a ter um sabor mais apurado, mas toma atenção que algumas proteínas sabem melhor cozinhadas e temperadas que cruas, por isso escolhe com atenção as proteínas que queres usar.

iguaria-canape-com-ovo-cozido

Recheio Equilibrado – Não teres demasiados ingredientes como também ingredientes que se complementem são essenciais para um canapé delicioso, por isso tenta escolher um só sabor principal e adicionar outros só para ajudar e aumentar o sabor.

iguaria-diferentes-tipos-de-canapes

Escolhe o que Gostas – Experimenta e combina diferentes variações, um canapé como qualquer sandes é uma questão de gosto, por isso nada como experimentares e veres o que gostas.

iguaria-acepipe-em-cubo

Truques e Dicas para Acepipes e Canapés

  • Pão de forma é ideal para este género de mini sandes, pão de forma como tem mais gordura é também mais fácil de congelar, se usares pão de forma congelado também é mais simples cortar as côdeas, como também podes fazer as sandes com o pão congelado e deixar este descongelar naturalmente.
  • Se fizeres sandes com bastante antecedência é preferível barrar o interior com manteiga antes de pôr o recheio, isso vai impedir o recheio de tornar o pão mole.
  • Guarda as crostas e restos de pão para fazer recheios, croutons ou pão ralado.
  • Existem dois cortes básicos, 2 cortes na sandes na diagonal para fazer sandes mini triângulos, ou 2 cortes na perpendicular para fazer pequenos cubos, podes também fazer 4 cortes para mini mini sandes.
  • Não uses pão demasiado grosso e não adiciones demasiado recheio, é suposto ser comida pequena.
  • Não adiciones recheios, maionese, queijo creme em demasia, visto que podem tornar o pão demasiado molhado.
  • Faz pelo menos 3 ou 4 tipos diferentes de sandes com recheios diferentes (assim cada uma vai cria pelo menos 4), para teres variedade, muitas vezes só precisas de adicionar cenoura numa e pepino noutra, troca o tipo de queijo ou tempera de forma diferente.
  • Não precisas de te limitar com pão de forma, utiliza pão de mini hambúrgueres, pequena massa folhada, tostas, wraps de tortilha, mini croissants.
  • Canapés não tem de ser crus, podes torrar o pão ou fazer mini tostas com queijo derretido.

iguaria-tipos-de-canapes

Espero que tenham gostado deste artigo! Será que me esqueci de alguma boa dica para fazer canapés? Digam da vossa justiça nos comentários…

Source: iguaria

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *