Como Fazer um Ovo Estrelado

iguaria_ovo-estrelado

Então como fritar um ovo? Bem eu sei que para alguns fritar um ovo é algo simples e básico, mas tem algo que se lhe diga, por isso nada como dar a receita básica e combinar com umas boas dicas para fazeres sempre um ovo estrelado perfeito!

Primeiro precisas de uma frigideira que não pegue, se fores fazer vários ovos ao mesmo tempo escolhe uma grande para os ovos não tocarem e não cozeres em vapor os ovos em vez de fritar.

Depois precisas de uma gordura, pode ser óleo vegetal se queres algo sem sabor, mas manteiga, azeite, margarina, bacon, tudo serve bem depende do gosto que queres que o ovo tenha, se não tiveres uma frigideira anti-aderente aumenta a quantidade de gordura para cobrir completamente o fundo com pelo menos 1 mm de profundidade, vais usar a gordura para fritar mas também para impedir o ovo de colar.

Por fim precisas dos ovos, de preferência de tamanho grande á temperatura ambiente (ovos frios podem não cozinhar por igual) e um pouco de sal, pimenta e quaisquer outras ervas ou especiarias que queiras pôr.

Começa por aquecer a frigideira em lume médio-baixo, para saberes quando esta está quente, deita um pouco de água (menos de uma colher de chá), quando a água evaporar então a frigideira está no ponto certo.

De seguida acrescenta a tua gordura só um pouco para untar o fundo, adicionar em demasia arriscas a tornar os ovos demasiado gordurosos, nota se o óleo começar a fumegar então está demasiado quente, retira a frigideira do lume, deixa esta esfriar, lava e voltar a começar do inicio, se o óleo começou a fumegar isso quer dizer que começou a queimar e logo vai dar um sabor horrível ao ovo.

iguaria_estrelar-um-ovo

Parte o ovo numa superfície plana (não faças o erro de quebrar numa esquina da bancada ou na borda da frigideira, não só arriscas a deixar cair clara e gema mas partes a casca para dentro, se esta tiver suja ou com micróbios arriscas a contaminar o interior), tempera com uma pitada de sal e se quiseres mais condimentos e deixa fritar até a clara ficar sólida mas a gema bem liquida, quando estiver pronto, retira a frigideira do lume e usa uma espátula para retirar o ovo e já está, se ainda não temperaste podes fazer agora e já está perfeito!

iguaria_ovo-bem-frito

iguaria_como-fazer-um-ovo-estrelado

Dica: Podes fazer outras variações como virar o ovo para fritar a gema, ou tapar a frigideira para cozer a gema

Source: iguaria

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *