Especiaria Japonesa Shichimi

iguaria-especiaria-japonesa-shichimi

O nome completo é Shichi-mi Togarashi ou em português Pimenta de Malagueta com Sete Sabores, esta é a mistura de especiarias mais comum no Japão e usada em vários produtos mas acima de tudo como o condimento de eleição para dar um pouco de picante no quer que vás comer, sendo muito comum qualquer restaurante ter um pequeno frasco vermelho com Shichimi, simplesmente porque esta combinação de especiarias é ideal para muitos dos pratos japoneses, desde carnes grelhadas, arroz, sopas e massas.

Então o que torna esta mistura de especiarias especiais? Bem com a introdução de malaguetas no Japão como remédio (especialmente na antiguidade existia uma relação forte entre medicina e culinária) no século XVII, este rapidamente ganhou popularidade mas o sabor de malaguetas é uma nota, dai a mistura de várias especiarias de forma a criar equilíbrio mas também mais aromas.

iguaria-pimenta-de-chili-sete-sabores

Então de que é feito o Shichimi, bem acima de tudo são flocos secos de malagueta, seguidos de Sansho (Pimenta Japonesa) que dá outro toque picante e aromático de limão, Casca de Laranja/Limão/Yuzu Torrado, Sementes de Sésamo Pretas, Sementes de Sésamo Brancas, Gengibre Seco Picado, Nori ou Aonori (Algas Secas) e Pimenta de Sichuan. Claro que devido a ser uma mistura complexa existem algumas variações em termos de proporções ou até de ingredientes, inclusive adicionar Pimentão Doce, Sementes de Pimenta Branca ou Sementes de Papoila.

O cheiro é doce e aromático entre um cheiro de citrino e de flores com um toque de fumado, a textura é um pouco granulada mas o sabor é acima de tudo o picante do chili/malagueta que vem ao de cima que dissipa rapidamente para deixar na boca o aroma das restantes especiarias é bastante agradável e não muito picante, basicamente os meus usos comuns são a cozinhar onde o picante é bastante diluído e perde muita força e o que vem ao de cima são os aromas ou diretamente especialmente em carne (também pode ser usada em peixe) como se fosse pimenta preta mas claro um pouco mais forte e aromático.

Esta mistura de um picante não muito agressivo mas com um sabor altamente aromático, torna o Shichimi num condimentos altamente versátil, ele é usualmente misturado em pratos e marinadas, em snacks ou diretamente em pratos sendo um dos produtos básicos em qualquer despensa japonesa como o óleo de sésamo, vinho de arroz e molho de soja.

iguaria-especiaria-shichimi

O que acho de Shichimi? É fantástico, claro que não substitui pimenta mas é um condimento interessante e versátil e um daqueles que ao usares facilmente dá um sabor mais japonês a qualquer prato, é um daqueles condimentos bem interessantes que vale a pena experimentar! 🙂 Eu aconselho comprar um saco em vez do frasco, visto que o frasco normalmente é pequeno, mais caro e gasta-se num instante.

Source: iguaria

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *