Licor de Natas Carolans

iguaria-garrafa-de-carolans

Carolans é um licor de natas (uma mistura tradicionalmente de whiskey e natas), no caso do Carolans é uma mistura de whiskey, outros licores, natas e mel, com 17% de vol e engarrafado por TJ Carolan & Son LTD na Irlanda.

iguaria-legenda-de-carolans

O Carolans é provavelmente o grande concorrente do Baileys outra marca de licor de natas, em relação aos ingredientes temos: Natas frescas (33%), açúcar, álcool, proteínas de leite, altodextrina, emulsificante e-481, mel (0,42%), aromas, corante e-150a, regulador de acidez e-331, whiskey irlandês e corante e-160b. Vem com os avisos que deve ser consumido em pouco tempo depois de aberto o que é normal neste género de produto.

Em relação aos aditivos, como sempre são os corantes os piores, em especial o e-150a e o e-160b podem causar alergias e problemas nos intestinos, de resto eu diria as calorias devem ser altas num produto como este também a quantidade de whiskey é só para dizer que tem whiskey, porque se o mel é só 0,42% então o whiskey é certamente menos de 0.50% (a ordem dos ingredientes é pela quantidade, logo muitas natas e açúcar) o que o torna o whiskey perto de irrelevante, existe mais corante na bebida que whiskey.

iguaria-licor-irish-cream-carolans

Vamos então a prova, o cheiro é de natas, o sabor é bastante cremoso e alcoólico, mesmo com gelo (a forma tradicional de beber) tem um travo interessante, mas acima de tudo o que vem ao de cima é doce cremosidade de natas e álcool, fazendo uma comparação com o Baileys eu diria que é mais natas com whiskey e o Baileys mais whiskey com natas, visto que o Baileys tem um sabor mais suave e mais alcoólico e o Carolans tem um travo menos forte a álcool e é um pouco mais doce e cremoso.

O que acho? Hummm eu gosto, mas acho que este é um caso onde o preço nota-se no produto final, o Carolans tende a ser uns quantos euros mais barato que o Baileys e para isso parece-me que cortaram na qualidade do álcool e aumentaram as natas e doçura para compensar, eu diria para beber puro com gelo o Baileys vale a pena a diferença, mas para adicionar a café, cocktails, sobremesas (algo que modifique o sabor final) o Carolans é bem capaz de servir como uma boa alternativa, como também se não gostares tanto de alcool e preferes bebidas mais doces és bem capaz de gostar do Carolans mais, para mim eu ainda prefiro o Baileys para beber puro, mas o Carolans é uma boa segunda opção! 🙂

Source: iguaria

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *