Top 10 Truques e Dicas com Sandes

iguaria-dicas-e-truques-com-sandes

Quem não adora uma bela sandes, é um forma simples e prática de fazer uma refeição razoavelmente equilibrada, qualquer pessoa pode fazer uma sandes, mas com só um pequeno esforço e cuidado e podes passar de uma sandes mole sem sabor para uma sandes estaladiça, picante super e super saborosa.

Aqui vão 10 dicas para fazeres uma sandes fantástica!

1. Não faças com Demasiada Antecedência – A não ser que a tua sandes seja dois pedaços de torrada com bacon, fazer uma sandes ou tosta com demasiada antecedência, mesmo sendo deliciosa só te vai deixar com uma sandes mole ou seca quando chegar altura de comer, mais vale fazer na altura ou preparar os ingredientes e montar quando for altura de comer.

2. Mantém as Sandes muda os Ingredientes – Não existe nenhum problema se gostas e queres uma sandes mista, mas porque não mudar o pão, mudar a marca de queijo flamengo ou usar um fiambre fumado, é a mesma sandes mas com sabores diferentes.

3. Torra quando tens Humidade – Se vais ter alface, tomate, molhos, proteínas que libertem humidade ou tenham algum molho tudo isso pode tornar a sandes demasiado mole quando o pão absorve a humidade, a melhor forma prevenir mas também adicionar um textura extra é torrar o interior do pão.

4. Usa Condimentos e Temperos para Realçar os Sabores – Da mesma forma que adicionar sal em batatas faz toda a diferença, temperar bem e usar condimentos que complementem os ingredientes torna uma sandes banal numa sandes deliciosa.

5. Sandes são o Veiculo Perfeito para Restos – Praticamente tudo pode ser posto entre duas fatias de pão, se tens restos uma forma rápida e pratica de os re-utilizar é dentro de uma sandes.

6. O Pão faz toda a Diferença – O pão é a base de uma sandes, usa um pão de forma banal e sem sabor e tens uma sandes fraca, usa um pão rústico e estaladiço e tens uma sandes fantástica, também o pão em si pode realçar certos sabores, usa um pão de centeio com salmão fumado o atum ou usa um pão de cereais com sandes com cremes baseados em maionese são combinações perfeitas.

7. Tempera os teus Vegetais – Muita gente lava a alface e tomate e põe na sandes, mas da mesma maneira que não comes uma salada sem estar temperada porque esta fica sem sabor o mesmo se passa numa sandes, mesmo que a quantidade de vegetais seja menor vale a pena temperar.

8. A Temperatura Importa – Especialmente com a proteína da sandes, não quer dizer que uma sandes fria não seja saborosa, ela pode ser mas proteínas tendem a ser mais saborosas quando estão bem quentes, experimenta em vez de pôr fiambre vindo do frigorífico numa sandes, agarra nesse fiambre e frita um pouco numa frigideira antes de pôr na sandes, vais ver que o fiambre está mais saboroso e tem um sabor mais complexo.

9. Toma Atenção ás Camadas – Eu já falei um pouco disso quando estava a dar umas boas dicas para hambúrgueres, existe uma razão porque um hambúrguer é montado quase sempre da mesma forma, a ideia é deixar os ingredientes mais húmidos no centro da sandes e os mais secos em contacto com o pão assim manténs melhor a integridade da sandes, também as camadas importam na forma como os sabores são distribuídos, experimenta criar uma sandes com 4 camadas alternadas de fiambre e queijo, agora experimenta uma sandes com 4 fatias de queijo juntas e 4 fatias de fiambre juntas, vais ver que o sabor desta vai ser mais intenso a queijo e fiambre e não tão confuso como a versão alternada.

10. Não Ponhas Demasiados Sabores – E no seguimento da dica anterior, não enchas em demasia uma sandes e em especial não enchas com demasiadas coisas, mesmo se todos os ingredientes são deliciosos, só vais confundir o sabor, tenta manter os sabores simples e focar em 1, 2 ou 3 sabores e mais nada, assim crias uma sandes com um sabor mais definido.

Extra! Molhos, Doces e Manteigas são também uma boa forma de dar vida especialmente a sandes com um pão bem seco ou torrado. A foto no topo é de uma fantástica sandes de frango com cebola caramelizada 😉

Source: iguaria

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *