Truques e Dicas para Refeições Rápidas

iguaria-omelete-de-cogumelos-com-cuscus

Hoje em dia nem sempre temos tempo para prepara uma refeição equilibrada o que dá na preguiça ou complicação do dia-a-dia a escolher comidas já feitas ou outras refeições que não só não são muito saudáveis mas muitas vezes são mais caras, por isso nada como dar umas boas dicas e truques para refeições que podes fazer num instante ou que podes deixar prontas:

  1. Mantém a tua cozinha limpa e organizada – Se tiveres a tua cozinha em ordem tudo é mais eficiente e logo todas as refeições são mais rapidas de fazer.
  2. Guarda congelados em porções individuais – Precisas de 1 peito de frango ou de 1 bife mas tens o frango inteiro congelado ou os bifes todos congelados juntos, isso vai demorar muito tempo e dar um pouco de trabalho a descongelar, por isso sempre que possível separa os alimentos antes de os congelar, assim descongelas sempre só o que precisas.
  3. Congela os teus pratos ou restos – A não ser que sejam a tua próxima refeição é preferível congelar, claro também em porções individuais, ao congelar tens mais flexibilidade em quando queres comer como também tens refeições já prontas a tua espera.
  4. Cozinha a Mais – Cozinha massa a mais, ou faz um frango inteiro e guarda os restos isso não quer dizer que vais comer o mesmo prato, apenas que agora comeste frango com massa e depois podes usar o frango que fizeste a mais para fazer uma salada no dia seguinte.
  5. Usa vegetais congelados ou de lata – Frescos são quase sempre melhores mas se tiveres congelados ou em lata tens mais flexibilidade e estes tendem a estar prontos a ser usados (já foram preparados, lavados ou cozinhados) a preparar uma refeição rápida ou a ser consumidos imediatamente.
  6. Tem fruta a mão – Para uma sobremesa ou pequeno lanche uma peça de fruta é algo simples e económico para ter disponível, em alternativa podes ter fruta em lata mesmo que esta tende a não ser tão saudável, também escolhe fruta que dure pelo menos 1 semana, fruta mais frágil como framboesas ou morangos devem ser comprados para ser consumidos o mais rapidamente possível, mas maçãs, meloas, laranjas aguentam bem uma semana antes de estragarem.
  7. Tem sempre ovos no frigorífico – Ovos são um dos alimentos mais versáteis e nutritivos, podes fazer um infindável numero de pratos diferentes, mas só em omeletes só precisas de juntar vegetais ou carnes ou queijos, o que quiseres e fazes uma omelete saudável e deliciosa num instante, ovos também aguentam bem mais de 1 mês na sua embalagem no frigorífico.
  8. Escolhe ingredientes mais Flexíveis – Um pouco como os ovos, em vez de bife escolhe carne picada, com esta podes fazer uma maior variedade de pratos, em vez de sardinhas escolhe salmão ou atum que duram mais tempo e são também mais flexíveis nos pratos, escolhe cenouras ou batata em vez de nabo ou abobora, ingredientes assim ajudam a criar pratos mais rápidos porque tens mais por onde escolher.
  9. Fatia Pão e Guarda no Congelador – Assim quando queres pão só precisas de tirar uma fatia e descongelar ou por diretamente numa tostadeira, se deixares o pão inteiro vais ter sempre de descongelar o pão todo.

Então o que acharam destas dicas? Esqueci-me de alguma… digam nos comentários!!! 🙂

Source: iguaria

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *