Vicius

Vicius - Receitas da Tia Céu

Bem no centro de Monte Gordo, muito perto da Avenida Marginal e de dezenas de outros restaurantes (tão iguais na sua essência, que parecem cópias perfeitas de um outro qualquer perdido entre os demais!),  existe um pequeno restaurante que se destaca pela diferença: Vicius!
Fica na Rua Gonçalves Zarco, nr 6.

O Vicius abriu nos idos de 1992, sem que os proprietários se lembrem bem da origem do nome. À conversa com a proprietária, Mónica Folque, numa manhã quente de Agosto, esta  confessou-nos que o nome talvez tivesse   origem nos “vícios bons” de uma certa forma de viver bem, filosofia partilhada com amigos e familiares. Da casa de família,  onde passava quatro meses de férias, na infância e juventude, Mónica transformou-a, primeiro em Bar (ainda tem licença de abertura até às 7 da manhã) e, mais tarde, em restaurante.

A cozinha está a cargo da Mónica, cozinheira de coração e chef amadora mas de mão cheia e tempero seguro.

Assim, fomos saborear, mais uma vez, alguns pratos da lista  que, sem ser pretensiosa, é simples e sofisticada q.b.

Relevo, Do Galinheiro, os Ovos Mexidos com Espargos Verdes ou com Farinheira e os Ovos de Codorniz à Algarvia.
A Tentação da Carne traz-nos os pecados da Alheira de Caça com Grelos, o Magret de Pato com Molho de Laranja e os Bifinhos de Borrego com Queijo de Cabra e Mel.
Quando é Tudo Peixe, então recomendamos o Arroz de Lingueirão e o Espadarte à Vicius.
As Sugestões para Partilhar incluem o Folhado de Queijo de Cabra com Doce de Frutos Vermelhos , o D. Rodrigo Salgado e a Estupeta de Muxama à Folque.

Nós saboreàmos, da lista, o Arroz de Tamboril e Camarão, os Medalhões de Vitela ao Porto e o Bacalhau no Forno com Legumes.

O Doce Final Feliz veio com um Petit Gateau com Gelado de Baunilha, uma Baba de Camelo, muito cremosa, suave e leve e um Cheese Cake com Frutos Vermelhos, de comer e chorar por mais.
Acompanhamos com o vinho da casa, Monte dos Pelados, branco, regional alentejano (Notas de Prova-2014 : “Antão Vaz, Arinto e Viognier. Nariz discreto, com fruta amarela, um pouco de geleia, nectarinas e nêsperas. Bom volume, um traço vegetal doce que lhe dá garra, termina com vitalidade e notas limonadas.”). Excelente e alegre!

O Vicius tem capacidade para mais ou menos 80 pessoas, distribuídas pelo interior, com um páteo muito charmoso, e o exterior. Só serve jantares e abre às  19H. Encera às 23H.
Em Dezembro e metade de Janeiro está encerrado.
Tem habitualmente cinco funcionários a servir, com imensa simpatia e muito disponíveis para esclarecer dúvidas e responder a perguntas de clientes mais curiosos acerca da origem dos pratos ou da confecção dos mesmos.

A decoração tem charme, ousadia e surpreende pelos apontamentos de côr verde – o verde da Mónica!
Aceita reservas pelo telemóvel: 962260990

Pagina do Facebook do Vicius

Não há multibanco! A média de preço/pessoa é de mais ou menos vinte euros.

Vicius - Receitas da Tia Céu Vicius - Receitas da Tia Céu Vicius - Receitas da Tia Céu Vicius - Receitas da Tia Céu Vicius - Receitas da Tia Céu Vicius - Receitas da Tia Céu

O post Vicius aparece primeiro no Receitas da Tia Céu.

Source: Receitas

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *