Yokan Geleia Japonesa

Iguaria_Geleia-com-Sabores-Japonesa

Yokan é um dos tipos de doces tradicionais japoneses servidos com chá (que da-se o nome de Wagashi) e provavelmente o mais antigo, trazido da China, mas inovado no Japão com a descoberta e introdução de agar e açúcar, basicamente é uma geleia com sabor, muito utilizada hoje em dia para omyage (presentes formais japoneses).

Tradicionalmente é servido como uma marmelada em fatias finas ou cubos pequenos, em algumas versões é servido frio, existem duas versões, uma baseada em feijão azuki (que depois podem adicionar outros sabores) e outra baseada em feijão branco que tende a ter menos sabor e por isso podes adicionar sabores mais simples como chá verde.

Iguaria_Geleia-com-Sabor

Hoje em dia claro existem diversos sabores desde os tradicionais como também diversas alternativas para adicionar doçura como mel ou açúcar preto, caramelo, aqui temos 3 versões tradicionais: Ogura (de feijao azuki com pele), Maccha (de feijao branco com cha verde) e Neri (de feijao azuki sem pele).

Vamos então ás geleias, o melhor é começar com a Ogura e Neri, visto serem tão similares, a geleia em si é dura e o sabor é muito similar entre ambas, a Ogura é apenas mais rústica e a geleia tem literalmente casca do feijão misturado, o que dá mais uma diferença de textura, o sabor de ambos é de feijão doce azuki mas não muito forte em comparação aos diferentes tipos de massa de feijão.

A versão Macha é um pouco diferente aqui o sabor de chá verde é muito mais suave e o sabor e textura mais evidente é o duro gelatinoso, o que torna a geleia um pouco mais interessante e menos doce.

Então o que acho destes yokan? Humm bem eu sei que são pequenos doces para comer com chá e não necessariamente uma sobremesa, mas eu tenho a impressão que devia espalhar a geleia por cima de pão ou de um folhado, o sabor é distinto e a geleia é dura mas não tem um sabor forte e comes duas pequenas fatias e já não tens vontade de comer mais, por isso a minha opinião é… se encontrares ou estiveres no Japão, experimenta é interessante, mas para o meu gosto não é algo que eu aprecie muito, prefiro mais comer bolinhos de feijão azuki que tem um sabor bem mais forte e delicioso para acompanhar o meu chá! 🙂

Source: iguaria

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *