Arroz de marisco

Do ponto de vista nutricional, a utilização de peixe congelado é considerada uma boa opção, inclusive no que diz respeito à segurança alimentar, sendo também mais econômico. O estufado, método de confecção aqui utilizado, permite manter muitos dos nutrientes no caldo, nomeadamente os seus minerais e impede que a cozedura atinja temperaturas elevadas que levam à alteração da composição das gorduras.

Arroz de marisco

Arroz de marisco Do ponto de vista nutricional, a utilização de peixe congelado é considerada uma boa opção, inclusive no que diz respeito à segurança alimentar, sendo também mais econômico. O estufado, método de confecção aqui utilizado, permite manter muitos dos nutrientes no caldo, nomeadamente os seus minerais e impede que a cozedura... Imprimir Receita
Doses: 4 pessoas Tempo de preparação:
Nutrition facts: calories fat
Avaliação 4.0/5
( 2 votos )

Ingredientes

400g Tomate

400ml Água

300g Peixe (pescada, tamboril, congelado)

200g Arroz

120g Pimento

120g Cebola

100g Camarão

100ml Vinho branco

20g Manjericão

20g Alho

20g Coentros

1 colher de sopa (10g) Azeite

1 Limão (raspa e sumo)

1 Malagueta

q.b. Pimenta

INSTRUÇÕES DE PREPARAÇÃO

Comece por ferver as cascas de camarão em água. Reserve a água da cozedura e utilize como caldo aromático para a restante receita.

Coloque numa panela a cebola, o alho, o pimento e o tomate e adicione o caldo aromático, o vinho branco, juntamente com a pimenta, o manjericão, a malagueta e a raspa e sumo de limão e deixe cozer em lume brando.

Adicione o peixe, o camarão e o arroz carolino e deixe cozer.

Por fim adicione 1 colher de sopa de azeite e deixe estufar cerca de 30 minutos, até que todos os alimentos cozam e o molho que apurado.

Termine com os coentros picados.

Notas

Nesta receita pode utilizar peixe congelado, como a pescada ou o tamboril. O peixe congelado é uma opção de qualidade e económica. A combinação do peixe com o marisco permite tornar a receita mais económica, sem perder o seu sabor. A utilização da água de cozedura dos camarões como caldo aromático na confeção da receita, confere sabor de marisco ao prato sem a necessidade de adicionar sal. A malagueta, a raspa e sumo de limão, em conjunto com as restantes especiarias e ervas aromáticas são também excelentes substitutos do sal. No momento da compra dos produtos congelados veri que a integridade das embalagens, assim como o prazo de validade. Não compre produtos em fase de descongelação ou com cristais de gelo no interior. Na descongelação, utilize um recipiente apropriado, evitando o contacto dos sucos de descongelação com outros alimentos. Cada alimento deve ser descongelado separadamente, no frigorí co e nunca à temperatura ambiente. Caso necessite de descongelar rapidamente o alimento poderá recorrer ao microondas ou a água corrente, potável e fria. Após descongelação os alimentos devem ser cozinhados e consumidos num prazo de 24 horas, armazenando-os no frigorí co até à confeção. Os alimentos descongelados nunca devem voltar a ser congelados.

Related posts

Redfish no forno com laranja

Inês Frohn

PEITO DE FRANGO ASSADO COM TOMATE E GRÃO-DE-BICO

Miguel Almeida

Salmão com molho de Manga

Maria Lopez