Bacalhau no forno de consoada

O prato de bacalhau típico do Natal (particularmente o cozido com todos, mas também o bacalhau no forno) é provavelmente uma das mais saudáveis maneiras
de cozinhar o bacalhau. No Natal, a utilização do azeite para temperar o bacalhau acrescenta os ácidos gordos essenciais e realça o seu sabor. Contudo, o azeite não deixa de ser uma gordura e como tal o seu consumo deve ser bastante moderado. A couve portuguesa, a cenoura e outros hortícolas presentes nesta receita, acrescentam bra, vitaminas e minerais e poucas calorias, tornando este prato ainda mais equilibrado.
O bacalhau é um fornecedor de proteína, fornecendo também quantidades apreciáveis de vitamina D, vitamina B12, fósforo, potássio, magnésio e selénio. Do ponto de vista nutricional o paloco é igualmente uma excelente opção. À semelhança do bacalhau, é um peixe magro, rico em proteína de grande qualidade, vitaminas e minerais em grande abundância. A diferença encontra-se no preço, sendo o paloco uma opção mais económica.

Bacalhau no forno de consoada

Bacalhau no forno de consoada

O prato de bacalhau típico do Natal (particularmente o cozido com todos, mas também o bacalhau no forno) é provavelmente uma das mais saudáveis maneiras de cozinhar o bacalhau. No Natal, a utilização do azeite para temperar o bacalhau acrescenta os ácidos gordos essenciais e realça o seu sabor. Contudo, o azeite não deixa de ser uma gordura e como tal o seu consumo deve ser bastante moderado. A couve portuguesa, a cenoura e outros hortícolas presentes nesta receita, acrescentam bra, vitaminas e minerais e poucas calorias, tornando este prato ainda mais equilibrado. O bacalhau é um fornecedor de proteína, fornecendo também quantidades apreciáveis de vitamina D, vitamina B12, fósforo, potássio, magnésio e selénio. Do ponto de vista nutricional o paloco é igualmente uma excelente opção. À semelhança do bacalhau, é um peixe magro, rico em proteína de grande qualidade, vitaminas e minerais em grande abundância. A diferença encontra-se no preço, sendo o paloco uma opção mais económica.   Relacionado

Imprimir Receita
informações nutricionais Calorias Gordura
Avaliação 5.0/5
( 1 votos )

Ingredientes

  • 400g Bacalhau
  • 400g Abóbora
  • 400g Couve portuguesa
  • 200g Batata
  • 200g Pimento
  • 60g Coentros
  • 20g Alho
  • 2 colheres de sopa (20g)
  • Azeite 2 folhas Louro
  • q.b. Pimenta
  • q.b. Nos moscada

INSTRUÇÕES DE PREPARAÇÃO

Comece por colocar num tabuleiro o bacalhau, juntamente com a batata, a abóbora, o alho, a couve portuguesa e o pimento tudo em cru.

Adicione o azeite, e tempere com pimenta, noz moscada, folha de louro e metade dos coentros.

Leve ao forno a 220ºC durante 30 minutos, polvilhe com a restante metade dos coentros a fresco e sirva.

Notas

Apesar de demolhado, o bacalhau continua a apresentar quantidades relativamente elevadas de sal, pelo que a adição de sal durante a confeção se torna desnecessária. As ervas aromáticas são excelentes substitutas do sal. De forma a tornar este prato mais económico, poderá substituir o bacalhau por paloco, também conhecido por escamudo. Para o paloco car mais macio e próximo do sabor do bacalhau, este poderá ser demolhado em leite antes de ser confecionado.

 

Related posts

Tintureira em Caldeirada de Azeitonas Pretas

Miguel Jardia

PEIXE ASSADO COM CREME DE ESPINAFRE

Miguel Jardia

Pudim de Chia

Miguel Jardia

Login

X

Registar