Como escolher a sua Faca de cozinha Ideal

Não é à toa que os maiores chefs recorrem a uma panóplia de utensílios de corte para preparar as suas confecções. Veja quais são os cuidados que deve ter ao seleccionar o modelo perfeito para cortar os diferentes tipos de alimentos.

Resultado de imagem para chef knife

Longas e multiusos, com uma lâmina de 20 a 30 centímetros, as chamadas facas dos chefs são instrumentos de corte resistentes. Servem geralmente para cortar carnes e outros ingredientes. Como muitos fazem questão de alertar, precisam de estar sempre muito afiadas. Apesar de ser a estrela, está longe de ser a única. Com lâmina menor, a face de legumes é usada, como o nome indica, para cortar e descascar legumes e vegetais.

Resultado de imagem para chef knives

Além dessa, pode optar por uma faca própria para desossar (com um verso mais robusto), por uma faca para esculpir (parecida com a de legumes mas com uma lâmina mais curva com uma ponta mais fina), por uma faca de serrilha (indicada para cortar pão) ou ainda por uma faca de cerâmica, prática, leve e moderna, ainda que não seja recomendada para cortar carne, como muitos cozinheiros profissionais também advertem.

Indicadas para cortar folhas, as facas de acrílico evitam a oxidação dos alimentos. Contudo, a sua lâmina não é forte nem afiada o suficiente para ingredientes que requerem mais força, como também sucede com a carne. Independentemente do modelo que esteja a usar, mantenha sempre as suas facas bem afiadas. Ao contrário do que possa pensar, quanto mais afiada estiver a lâmina, menos acidentes provoca.

Como escolher

Ao adquirir uma nova, prefira modelos com lâmina lisa, em vez de serrilha, pois esta dificulta o corte de alimentos, exceto no caso do pão ou do tomate, só para darmos alguns exemplos. A lâmina deve ser em aço para afiar sempre que necessário. Verifique a espessura do aço, pois varia de marca para marca.

Como cortar

Resultado de imagem para chef cutting

Os dedos devem estar tão próximos da lâmina quanto possível. Para evitar acidentes, agarre o alimento com a ponta dos dedos virada para dentro (posição aranha), mantenha a faca paralela aos dedos e recue a mão à medida que corta.

Boas escolhas.

Related posts

Perder peso: Como começar?

Miguel Jardia

6 coisas que acontecem com seu corpo na dieta cetogênica

Miguel Jardia

Choco Linea

admin

Login

X

Registar