Francesinha vegetariana com tofu e cogumelos

Francesinha vegetariana com tofu e cogumelos A francesinha é um dos mais clássicos pratos da gastronomia portuguesa, que encontra de norte a sul do país em muitos restaurantes. Mas não são todos os estabelecimentos que servem opções de francesinha vegetariana, com substituição dos ingredientes tradicionais por versões sem carne. batata-doce sardinhas quinoa assim legumes camarão assim,... Imprimir Receita
Nutrition facts: calories fat
Avaliação 5.0/5
( 1 votos )

Ingredientes

2 fatias de pão de forma com sementes

1 fatia de tofu

50 g de courgette

50 g de beringela

75 g de cogumelos portobello ou shitake

Azeite q.b.

Sal q.b.

Limão q.b.

3 fatias de queijo de cabra

– Ingredientes para o molho –

  • 4 dentes de alho picados
  • 1 cebola picada
  • 1 folha de louro
  • Sal q.b.
  • Salsa q.b.
  • 200 ml polpa de tomate
  • 1 malagueta
  • 1 cerveja (33 cl)

 

 

INSTRUÇÕES DE PREPARAÇÃO

  1. Grelhe o tofu, a beringela, a courgette e os cogumelos e tempere com sal, limão e azeite.
  2. Coloque os ingredientes por camadas: o pão, o tofu, a beringela, a courgette e os cogumelos. Termine com a fatia de pão e as fatias de queijo no topo da francesinha.
  3. Leve a gratinar 5 minutos e reserve.
  4. Para o molho, coloque a cebola, o alho, a folha de louro, o sal, a salsa, a cerveja, a polpa de tomate, a malagueta e deixe apurar. Depois de ferver, adicione o vinho do Porto.
  5. Triture o molho ainda quente com a varinha mágica. Verta o molho em abundância sobre o pão e a francesinha está pronta a servir.

batata-doce

sardinhas

quinoa

assim legumes camarão

assim, salada colorida com espetadas

assim bacalhau à hambúrguer

legumes

assim, A palavra  provém da grega “lasanon” que significa pote de quatro. O termo foi depois emprestado pelos romanos como “lasanum” para significar pote de cozinhar. Os italianos usaram a palavra para definir o prato onde, hoje se sabe, era feita a Lasanha.

Apesar de tradicionalmente se acreditar que a lasanha é um prato tipicamente originado na Itália.

afinal,  tem-se evidências de que há um prato muito similar conhecido como “loseyns” (lê-se lasan). afinal é comido na corte de Rei Ricardo II no século XIV. Esta receita também figurou no primeiro livro de receitas da Inglaterra. beringela

afinal, A lasanha foi primeiro documentada no século XIII, quando foi usado num prato às camadas, esta versão mais antiga não incluia tomate, pois este ainda não tinha sido descoberto pelos Europeus.

contudo, Apesar de tradicionalmente se acreditar que a lasanha é um prato tipicamente originado na Itália,.

Assim, tem-se evidências de que há um prato muito similar conhecido como “loseyns” (lê-se lasan), comido na corte de Rei Ricardo II no século XIV. Esta receita também figurou no primeiro livro de receitas da Inglaterra.

por exemplo, A lasanha foi primeiro filetes cumentada no século XIII, quando foi usado num prato às camadas, esta versão mais antiga não incluia tomate esparregado, pois este ainda não tinha sido descoberto pelos Europeus.

salada colorida com atum beringela filetes atum

Related posts

Creme de Courgette e Coentros

Miguel Almeida

Hambúrgueres de lentilhas, cogumelos e pimento vermelho

Catarina Pereira

Hambúrgueres de quinoa e batata doce

em busca do cardamomo perdido