Húmus de limão e alho

Tem nome de fertilizante, mas é a entrada que vai conquistar os convidados mais esquisitos. Originalmente feito com tahini (uma pasta à base de sementes de sésamo), esta pasta de grão costuma ter um sabor mais amargo que não agrada a todos. Para esta receita, retirámos o tahini para agradar a mais paladares, e o resultado foi este: uma pasta de grão cremosa, proteica, saudável e saborosa que engana até quem diz que não gosta de grão. Atreve-se a experimentar?

 

Húmus de limão e alho

Húmus de limão e alho

Tem nome de fertilizante, mas é a entrada que vai conquistar os convidados mais esquisitos. Originalmente feito com tahini (uma pasta à base de sementes de sésamo), esta pasta de grão costuma ter um sabor mais amargo que não agrada a todos. Para esta receita, retirámos o tahini para agradar…

Imprimir Receita
Doses: 6 Tempo de preparação: Cooking Time:
Nutrition facts: por dose 220 calories por dose 15 fat
Avaliação 5.0/5
( 1 votos )

Ingredientes

  • um frasco de grão cozido (cerca de 400g depois de escorrido)
  • 8 colheres de sopa de azeite
  • sumo de um limão (retirar os caroços)
  • um dente de alho grande
  • pimenta preta qb
  • 4 cubos de gelo (ou água em alternativa)
  • opcional: paprika (para a decoração)

INSTRUÇÕES DE PREPARAÇÃO

Passar o grão por água até que a água deixe de formar espuma (se usar grão cozido em casa, salte este passo). Numa liquidificadora ou processador de alimentos, juntar todos os ingredientes. Caso use grão cozido em casa, pode ser necessário acrescentar sal. Caso não use gelo, coloque apenas um pouco de água, acrescentando mais se necessário, apenas o suficiente para não ficar demasiado pastoso (50ml de cada vez). Triturar tudo até obter uma pasta homogénea e retificar os temperos. Servir numa taça, decorado com mais azeite, paprika e pimenta preta.

 

 

Mais receitas da Catarina no Instagram qualquer_dia_viro_vegan ou no Facebook Qualquer dia viro vegan.

Notas

Sugestões: o húmus é um ótimo acompanhamento para saladas, mas também para barrar no pão, em torradas ou como dip para vegetais crus (palitos de cenoura, pimento vermelho, pepino...). Depois de experimentar esta versão simples, pode variar com outros sabores, acrescentando beterraba, pimento assado, tomate seco, abacate, espinafres...

Related posts

Cordeiro com pimentos

Miguel Almeida

Wrap com guacamole, salada e frutos secos

Miguel Almeida

Bolo de banana e granola – Sem farinha

Miguel Almeida