LASANHA BRANCA DE FRANGO E COGUMELOS

Lasanha no forno as camadas vão fundir-se e, com isso, permutam os sabores.

Uma receita que requer generosidade no uso dos ingredientes.

 

INGREDIENTES

Peito frango, cortado em cubos pequenos 500 g
Sumo de limão 1/2
Azeite Extra Virgem 1 + 1 colher de sopa
Cogumelos portobello e shitake 400 g
Dentes de alho, com casca, ligeiramente esmagados 2
Hastes de alecrim fresco 3
Lasanha fresca 6 folhas
Queijo Mozzarella Fresco 200 g
Queijo parmesão ralado na hora 50 g
Sal e pimenta preta moída na hora adicionar q.b.

Molho branco

Leite 1 l
Azeite Extra Virgem 4 colheres de sopa
Farinha 4 colheres de sopa
Sal, pimenta e noz-moscada moídas na hora adicionar q.b.

 

PREPARAÇÃO

  1. Temperar o frango com sal, pimenta e o sumo de limão. Numa frigideira, aquecer uma colher de sopa de azeite sobre lume médio e cozinhar o frango durante cinco a seis minutos, mexendo de vez em quando para que cozinhe uniformemente. Retirar e reservar.
  2. Limpar bem e laminar os cogumelos. Numa frigideira, que pode ser a mesma onde cozinhou o frango, aquecer uma colher de sopa de azeite com os dentes de alho e alecrim sobre lume médio-alto. Juntar os cogumelos e deixar ganhar cor por igual, enquanto perdem alguma da sua humidade natural. Temperar com sal e pimenta preta moída na hora. Retirar os alhos e o alecrim, juntar o frango e envolver.
  3. Pré-aquecer o forno a 160 ºC (quer a temperatura, quer o tempo de cozedura, podem variar com o tipo ou marca da massa que estiverem a usar. Consultem as indicações da embalagem).

 

Para fazer o molho branco

Num tacho pequeno juntar o azeite e a farinha e cozinhar durante um ou dois minutos, sobre lume brando, mexendo sempre e sem deixar a farinha ganhar cor. Juntar o leite, temperar com sal, pimenta e noz-moscada moídas na hora e deixar o leite levantar fervura e o molho engrossar. Mexer continuamente com uma varinha de arames para evitar a formação de grumos.

 

Para montar a lasanha

Deitar um pouco de molho branco no fundo do tabuleiro que irá ao forno. Dispor uma camada de folhas de lasanha e, em seguida, metade da mistura de frango e cogumelos. Esfarelar metade do queijo mozzarella por cima e cobrir com um terço do molho branco. Cobrir com uma nova camada de folhas de lasanha e repetir o processo. Dispor a última camada de massa, cobrir com o restante molho branco e polvilhar generosamente com queijo parmesão ralado na hora. Enfeitar com folhinhas de alecrim.

Cozer no forno pré-aquecido durante 25 minutos. Nos últimos dez minutos ligar a função de grill para dar uma cor dourada mais bonita.

Esperar dez minutos, para ganhar um pouco mais de consistência, e servir com uma salada verde.

pois

pois

pois

pois

pois

pois

pois

pois

pois

pois

pois

pois

pois

pois

pois

pois

pois

pois

pois

pois

 

Related posts

Arroz de Frango no forno

Maria Lopez

Bife de peru estufado com esparguete

Miguel Almeida

Tomates recheados com couscous e grelos

Miguel Almeida