Rabanadas no Forno

Como sabemos muitos dos doces de Natal são fritos, como as rabanadas. Mas não têm de ser. Que tal optar por esta versão?

Rabanadas no Forno Como sabemos muitos dos doces de Natal são fritos, como as rabanadas. Mas não têm de ser. Que tal optar por esta versão? é um pão em fatias que, depois de molhadas em leite, vinho ou açúcar, são passadas por ovos e fritas. As rabanadas fazem parte de muitas mesas da consoada em Portugal. São servidas polvilhadas com açúcar de... Imprimir Receita
Tempo de preparação:
Nutrition facts: calories fat
Avaliação 5.0/5
( 1 votos )

Ingredientes

7 fatias de pão de forma integral

1 chávena de chá de leite magro sem lactose

1 c. de chá de essência de baunilha

2 c. de sobremesa de stevia (ou mel)

3 c. de sopa de água

1 ovo

1 clara

Canela para polvilhar q.b.

INSTRUÇÕES DE PREPARAÇÃO

  1. Comece por pré-aquecer o forno a 280º.
  2. Numa taça/prato misture o leite magro, a stevia e a baunilha.
  3. Depois, à parte, bata ligeiramente o ovo e a clara. Adicione as três colheres de água e misture bem.
  4. Passe cada fatia de pão no leite e em seguida no ovo batido. Coloque as fatias na forma e leve ao forno bem quente, durante cerca de oito minutos.
  5. A meio desse tempo vire as rabanadas para ficarem douradas dos dois lados. Quando estiverem prontas retire e polvilhe com um pouco de canela.

é um pão em fatias que, depois de molhadas em leite, vinho ou açúcar, são passadas por ovos e fritas.

As rabanadas fazem parte de muitas mesas da consoada em Portugal. São servidas polvilhadas com açúcar de canela ou regadas com calda de açúcar, xarope de bordo ou mel.

Outrora, a palavra “rabanada” era apenas utilizada no norte e ao mesmo doce atribuía-se, o nome de fatia-dourada, ou fatia-de-parida.

Em outros países são típicos nas celebrações espanholas da Quaresma e da Semana Santa, assim como em várias partes do México.

Assim, existem múltiplas variantes, começando pelo pão, que pode ser corrente ou preparado especialmente para as rabanadas.

Hoje em dia é muito habitual encontrar esta opção nas pastelarias que oferecem um pão enorme em forma de barra (pão de forma) feito com farinha refinada (antes denominado pão bimbo).

Algumas receitas substituem o vinho por leite, e outras prescindem da água, molhando as rabanadas só com mel quente.

Com frequência acompanha-se de canela e cravo da Índia. Outras variantes casca de limão ou de laranja para aromatizar o leite, e para o toque final, um pouco de açúcar de canela.

Related posts

Mousse de morango

Inês Frohn

Bolo de Cenoura Vegan

admin

Mousse de Morango Fit

Maria Lopez