Sumos Detox: Tudo o que precisa de saber!

O mundo é um espaço cheio de modas. Umas vêm para ficar, outras vão embora à mesma velocidade que chegam. Normalmente chegam através de alguém famoso que por alguma razão faz algo que diz ser fantástico, e como bom rebanho que somos, vamos todos atrás sem nos perguntarmos se faz sentido fazê-lo ou nem por isso. Esta é a nossa definição de moda.

Atenção, não estamos a querer associar modas a algo negativo, pois há modas que são boas que felizmente surgem. A crítica inicial é ao espírito de “ovelha”, ou seja, ir atrás de tudo só porque sim. Por isso passemos a esta moda que invadiu a sociedade, os sumos detox.

O que são Sumos Detox?

Não há nada de errado em beber sumos feitos com frutas e legumes. Ingerimos vitaminas, minerais, e se realmente forem integrais, com as cascas e toda a polpa ainda levamos a fibra, um nutriente muito importante para a nossa saúde.

Mas e os sumos detox, o que são eles? São exatamente isso que referimos acima. Não são nada mais que sumos feitos com frutas e legumes, algo perfeitamente banal. São sumos, ponto final. Vamos então ver e resumir as semelhanças e diferenças de um sumo detox para um sumo natural.

Sumos Detox | Sim ou não? Verdades e Mentiras

Factos sobre sumos detox:

  • Não existem tais coisas como dietas e dias detox.

    Isto é a primeira coisa a saber. Isto em medicina é algo completamente absurdo. A única forma de nos desintoxicarmos é com uma alimentação saudável e com exercício físico. É com uma rotina diária saudável que nos mantemos limpos por dentro.

  • Estamos a deitar dinheiro pela sanita (desculpem o termo, mas é isso mesmo).

    A partir do momento que se compra um kit de sumos para fazer um dia detox, deitamos dinheiro fora, e pela sanita, porque é por aí que vai sair tudo. A única forma que o nosso corpo tem para se desintoxicar é através do fígado e rins, e se tivermos esses órgãos a funcionarem em pleno, não precisamos de nos preocupar. O nosso corpo naturalmente livra-se de tudo o que é tóxico.

  • Perdemos todos os bons nutrientes das frutas e legumes.

    A partir do momento que optamos por sumos detox, estamos a ingerir apenas açúcar. Os ingredientes destes sumos há muito que já perderam as suas propriedades. Com sorte ainda apanhamos umas vitaminas por lá, mas dizemos “adeus” à fibra e um grande “olá” a colheradas de açúcar (frutose).

  • Os sumos são menos saciantes que alimentos sólidos.

    Se nos sujeitarmos a um período detox vamos andar com muito mais fome, o que facilmente nos pode levar, mesmo que não seja na hora mas posteriormente, a ingerir enormes quantidades de comida, e por norma pouco saudável.

  • São extremamente caros.

    Já repararam no preço que nos estão a cobrar por brócolos, espinafres, maçãs, laranjas, cenoura, etc? São valores completamente fora de órbita, mais caros que picanha biológica!

  • As celebridades fazem-no, por isso é bom.

    Esta costuma ser a razão para a sociedade cair nestas armadilhas. Não é por determinadas pessoas conhecidas beberem estes sumos que é sinónimo de algo bom. Sejam críticos, a maioria dessas pessoas tem isso de forma gratuita e tem a obrigação de vender o “peixe” deles, há muitas formas de o fazerem, no entanto muitas dessas pessoas pouco ou nada sabem sobre nutrição e saúde e limitam-se a serem os “papagaios” das marcas.

Conclusão

Os sumos detox são uma grande jogada de marketing, que através de uma imagem inovadora e falsas promessas criaram um grande negócio. Para isso utilizaram um veículo de entrega brilhante: os famosos da TV, das revistas ou da internet. Esses famosos ou por falta de escrúpulos ou ignorância sujeitam-se a enganar as pessoas (ou até a eles próprios) que os admiram em troca de dinheiro e/ou uns meros sumos grátis.

Sigam uma boa alimentação, variada e rica em legumes e alimentos naturais, que os vossos rins e fígado tratam de tudo por vocês e eliminam tudo o que for tóxico.

Sejam críticos, realmente acham que é por beberem uns sumos com ingredientes banais que vão desintoxicar o vosso corpo de tudo o que de mau vocês ingeriram?

Related posts

Cogumelos à bulhão pato

“Golden Milk”

em busca do cardamomo perdido

Pão de queijo de ricota e chia

Miguel Jardia

Login

X

Registar