TRUQUES PARA DEIXAR (DE VEZ) DE CONSUMIR AÇÚCAR

Diabetes, problemas cardiovasculares, excesso de peso, gordura acumulada. São estes apenas alguns dos problemas causados pelo consumo excessivo de açúcar.

Seja sob a sua forma mais natural, seja escondido e camuflado em grande parte dos alimentos diariamente ingeridos, o açúcar é o ‘veneno’ da actualidade e torna-se cada vez mais prioritário regular ou até mesmo banir o consumo.

A revista Health revela alguns truques básicos para que o corpo comece a desabituar-se da necessidade de açúcar.

Açúcar branco (ou refinado) e adoçante (ou outro tipo de açúcar artificial) são os primeiros nomes a eliminar da lista de compras. Em alternativa, existe o mascavado, o agave, o mel, o açúcar de coco ou a stevia, contudo, todos requerem um consumo moderado pois, a final de contas, são igualmente açúcar. O mesmo acontece com os refrigerantes e sumos: sejam naturais. normais ou light, todos devem ser evitados pois contêm altas doses de açúcar – seja no estado natural ou sob químicos e de forma adicionada.

Estes novos hábitos devem ser feitos de forma gradual e ponderada, diz a Health.

 Se a quantidade existente no recipiente for pequena, a quantidade a usar tende a ser igualmente pequena.

Quanto às bolachas, batatas fritas e molhos para massa enfrascados. Esses devem ficar nos armários mais altos da cozinha e também encobertos por outros alimentos. O objectivo é que caiam no esquecimento e que deixem de ser as primeiras opções para as refeições ou snaks.

Descobrir novos alimentos é sempre uma boa forma de escapar aos produtos processados.

E encontrar novas formas de adoçar é também importante para evitar o açúcar. A canela e a essência de baunilha assumem-se como as escolhas mais acertadas.

Related posts

Alimentos desidratados

Como voltar à forma depois dos excessos do Natal

Maria Lopez

Óleo de sésamo – gordura mais saudável

Miguel Almeida