Dicas para combater a azia

Abusou? Conheça alguns alimentos combatem a azia.

Os doces e petiscos de Natal e de Ano Novo foram demais para o seu estômago? Saiba o que pode comer para combater a tão indesejada sensação de azia.

Durante uma refeição, os alimentos passam da boca para o estômago através de um tubo, chamado esófago. Em condições normais, a ligação entre o esófago e o estômago não permite que os alimentos ou as secreções do estômago voltem para trás. Se esse mecanismo não funcionar devidamente, o ácido do estômago consegue alcançar as paredes do esófago irritando-as e causando azia.

Uma refeição muito abundante pode contribuir para o refluxo e, portanto, para a ocorrência de azia.

A gravidez, o stress, o tabaco, o café (mesmo o descafeinado), o álcool, as bebidas com gás, os citrinos, o tomate, o chocolate, a menta, a cebola e os alimentos muito gordos ou picantes são outros fatores igualmente associados.

A banana é considerada um antiácido natural. Portanto, se sofre muito com azia, coma uma banana. Verá que o alívio é quase imediato!

Os alimentos integrais  vão ajudar a controlar os níveis de acidez que vão estar na origem da sensação de ardor no estômago. Pode optar por arroz, massa ou pão integral cujas fibras vão ainda ajudar a obter uma maior sensação de saciedade.

Pode ainda optar por salsa, hortelã, morangos, gengibre ou aveia.

 

 

Related posts

Salmão: os benefícios e as verdades inconvenientes

Miguel Almeida

SAIBA COMO PREPARAR O CHÁ BRANCO

Miguel Almeida

Os 10 Benefícios do Abacate Para Saúde

Miguel Almeida