Dicas para combater a azia

Abusou? Conheça alguns alimentos combatem a azia.

Os doces e petiscos de Natal e de Ano Novo foram demais para o seu estômago? Saiba o que pode comer para combater a tão indesejada sensação de azia.

Durante uma refeição, os alimentos passam da boca para o estômago através de um tubo, chamado esófago. Em condições normais, a ligação entre o esófago e o estômago não permite que os alimentos ou as secreções do estômago voltem para trás. Se esse mecanismo não funcionar devidamente, o ácido do estômago consegue alcançar as paredes do esófago irritando-as e causando azia.

Uma refeição muito abundante pode contribuir para o refluxo e, portanto, para a ocorrência de azia.

A gravidez, o stress, o tabaco, o café (mesmo o descafeinado), o álcool, as bebidas com gás, os citrinos, o tomate, o chocolate, a menta, a cebola e os alimentos muito gordos ou picantes são outros fatores igualmente associados.

A banana é considerada um antiácido natural. Portanto, se sofre muito com azia, coma uma banana. Verá que o alívio é quase imediato!

Os alimentos integrais  vão ajudar a controlar os níveis de acidez que vão estar na origem da sensação de ardor no estômago. Pode optar por arroz, massa ou pão integral cujas fibras vão ainda ajudar a obter uma maior sensação de saciedade.

Pode ainda optar por salsa, hortelã, morangos, gengibre ou aveia.

 

 

Related posts

GUIA PARA UMA BOA SALADA

Miguel Almeida

As 20 melhores dicas para uma vida saudável!

Miguel Almeida

SAIBA COMO PREPARAR O CHÁ BRANCO

Miguel Almeida